Blog

Alguns estudos, pensamentos e idéias sobre design de interação, experiência do usuário, empreendedorismo e outros.

Diferenças entre metodologias empíricas e metodologias analíticas

Tanto as metodologias empíricas quanto as metodologias analíticas possuem pontos fortes e fracos; cada projeto ou fase de projeto demanda um tipo de teste ou a combinação de testes de ambas metodologias.

Para a fase inicial e intermediária de desenvolvimento de uma interface digital, podemos combinar testes exploratórios ou testes de medição com usuário, ambas metodologias empíricas, juntamente com testes comparativos da metodologia analítica. Com isto conseguimos identificar se a interface é intuitiva e de fácil compreensão para o usuário, quais são as motivações das ações do usuários, se a interface e seus elementos estão coerentes e ao mesmo tempo identificar em qual nível sua interface está em relação aos concorrentes.

Já na fase final podemos aplicar testes de validação misturando testes com usuário e analise de profissionais em usabilidade com o objetivo de coletar dados quantitativos. Ou seja, não existe um tipo de metodologia melhor que a outra; cada uma testa aspectos diferentes do sistema e recolhem dados que podem ser importantes ou não para um projeto. O ideal é que exista um levantamento inicial para decidir quais metodologias serão utilizadas em cada projeto.

Aplicando metodologias de teste em uma interface de loja virtual

No início do desenvolvimento de uma interface de comércio eletrônico poderíamos aplicar um card-sorting para definir as categorias de produtos juntamente com outras técnicas prospectivas como entrevistas e questionários. Com estas metodologias conseguimos identificar a melhor forma de agrupar produtos em categorias e conseguimos levantar o perfil do usuário (como ele compra, qual a freqüência, qual tipo de produto, etc.).

Com estes dados podemos criar personas para testes analíticos posteriormente no projeto. Testes exploratórios poderiam identificar se a interface é intuitiva e de fácil compreensão para o usuário, quais são as motivações das ações do usuários, se a interface e seus elementos estão coerentes. Em seguida poderiam ser feitos testes comparativos com o objetivo de trazer melhorias para a interface: existem várias lojas que são consideradas benchmarks na área como a Amazon e a Submarino. Medições de cliques e tempo necessário para o usuário encontrar um produto, adicionar ao carrinho e finalizar a compra poderiam ser feitas através de testes com usuários.

Na fase intermediária com a interface mais evoluída, poderiam ser utilizadas técnicas analíticas como avaliações heurísticas, afim de verificar se demandas de usabilidade do projeto estão sendo cumpridas. O uso de técnicas preditivas pode prevenir erros sem a necessidade da participação de usuários. No estágio final podemos aplicar metodologias de validação misturando testes com usuário e análise de profissionais em usabilidade com o objetivo de coletar dados quantitativos e se possível implementar as modificações necessárias antes do lançamento do projeto. Todas estas metodologias podem ser essenciais para o sucesso de um projeto; problemas identificados no início ou no meio do desenvolvimento do projeto se corrigidos nestas fases terão menor custo de investimento para serem corrigidos do que se fossem deixados para o final ou para depois do lançamento do projeto.

Conclusão

Investimentos em usabilidade e testes fazem com que a interface seja mais fácil de usar, evitando muitas vezes gastos com suporte técnico e também diminuindo o tempo necessário para se realizar uma tarefa e aprender como usar um determinado sistema.

No caso específico da loja virtual, a usabilidade é essencial para que o possível comprador escolha comprar um produto em sua loja ou em outra; o seu concorrente está a apenas um clique de distância e caso ele não consiga ou tenha dificuldades em usar seu site, ele irá para o site do seu concorrente. O retorno do investimento em usabilidade está diretamente ligado ao sucesso da loja.

em Design de Interação → 0 Comentários

 

Deixe uma resposta