Blog

Alguns estudos, pensamentos e idéias sobre design de interação, experiência do usuário, empreendedorismo e outros.

Introdução ao Card Sorting

Segundo Donna Spencer e Todo Warfel, o card sorting é uma metodologia de design centrado no usuário rápida, confiável e de baixo custo para encontrar padrões na forma em que usuários esperam encontrar conteúdo e/ou funcionalidades de um determinado sistema.O card sorting pode gerar uma estrutura global para a arquitetura da informação, sugerir formas de navegação, menus e possíveis taxonomias , porém, nem sempre indicará a estrutura final do sistema.

O método pode responder várias questões durante o processo de design da informação como divergências entre usuário quanto a nomenclaturas e agrupamentos de conteúdo.De acordo com Rosenfeld e Morville, o card sorting pode revelar o modelo mental de usuários mostrando como ele imagina o agrupamento e a nomenclatura do tarefas e conteúdo em suas cabeças de forma a tornar um produto mais fácil de usar.O processo de aplicação envolve a distribuição de várias cartas nomeadas cada uma com uma parte do conteúdo ou funcionalidade.

O aplicador deve pedir aos participantes que agrupem as cartas similares e que nomeiem/descrevam estes grupos. Esta modalidade é conhecida como card sorting aberto.Uma variação pode ser feita através da distribuição das cartas e também de categorias pré-determinadas para que os usuários agrupem as cartas, modalidade conhecida como card sorting fechado. Após a aplicação e o registro das informações em uma planilha, o resultado é analisado para ser aplicado ao projeto.

Para saber mais: http://www.boxesandarrows.com/view/card_sorting_a_definitive_guide

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Rosenfeld, Louis. Morville, Peter. Information Architecture for the World Wide Web. United States of America: O’Reilly Media, 2002.Garret, Jesse James. The Elements of User Experience. New York: New Riders, 2003.Spencer, Donna. Card Sorting: Designing Usable Categories. New York: Rosenfeld Media, 2009.

em Design de Interação → 0 Comentários

 

Deixe uma resposta